A PANICULOPATIA EDEMATOFIBROESCLERÓTICA, nome científico da CELULITE, sempre tomou um lugar de destaque na procura por tratamentos em clínicas de estética.
O nome no início do texto refere-se a uma doença do tecido gorduroso, que fica aumentado, com forma irregular, inflamado , endurecido e pobre de circulação, e atinge principalmente as mulheres. O verdadeiro motivo para o surgimento precoce da celulite é a combinação de dois grandes fatores: a alimentação e o sedentarismo.
Segundo estudos recentes, a alimentação é a grande responsável, principalmente a chamada fast food e os alimentos industrializados. Tais “alimentos” fazem mal à saúde devido à sua profunda alteração bioquímica (adição de corantes, aromatizantes, realçadores de sabor, ingredientes geneticamente modificados, sal em excesso, conservantes, para citar alguns) e ao alto índice de carboidrato em sua formulação.
Essas alterações fazem com que o corpo reaja de forma negativa na metabolização desses alimentos, causando uma falha do sistema microimunológico , alterando funcionamento do sistema linfático e levando a um edema (inchaço e retenção de líquidos), acúmulo de gordura e mudança no padrão da pele.
Não é raro encontrarmos garotas bem novas já com sinais de celulite , e por vezes com esta alteração totalmente implantada.
A famosa expressão pele em casca de laranja, se dá devido ao intenso e profundo processo inflamatório regional que pode pegar todos os três andares da camada de gordura.
Quanto mais tempo se passa sem tratamento, mais grave e profunda ficará essa alteração, que se classifica de 1 a 4, sendo 4 o estágio mais grave.
A evolução da celulite é muito rápida. A parada da circulação e o aumento da gordura trazem o envelhecimento da célula gordurosa . O aumento do volume geral potencializa a compressão e existe um grande extravasamento de líquidos da circulação sanguínea para os tecidos circundantes, originando nódulos , inflamação e dor.
A ênfase atual dada à celulite leva as melhores empresas de tecnologia e laboratórios do ramo a investir milhões de dólares em tratamentos.
Por ser uma patologia multifatorial, o seu tratamento deverá ser também diversificado. Não existe uma só máquina ou só um método que consiga tratar a celulite, e sim um conjunto de procedimentos que vão desde uma massagem terapêutica até técnicas avançadas de laser, da menos à mais invasiva. O que se sabe, é que quando se combinam duas ou mais técnicas atinge-se um melhor resultado.
O ideal é combinar uma técnica que seja mais profunda, como o laser de baixa intensidade, que foca a melhora das camadas de gordura, com uma técnica mais superficial, estimuladora do colágeno, que melhorará o aspecto da pele. Como exemplo temos a radiofrequência e os peelings corporais (químicos).
Concluindo, tratar celulite hoje é sempre tratar da saúde de uma maneira geral – não é só se preocupar com a área com problema, e sim com a pessoa como um todo. Nenhum tratamento estético corporal consegue eficácia plena e duradoura se não houver uma adesão a uma alimentação saudável e uma vida menos sedentária. Somente um profissional médico qualificado tem as respostas e soluções completas para você.
Evite desperdiçar seu tempo e arriscar sua saúde com experiência e tentativas sem resultado.
Dr. João Carlos Caruso Silveira - CRM 64.084
Você na Sua Melhor Forma
Portal 100% Informativo
Comments