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  • Equipe Dr.Caruso

A Verdade sobre as Calorias



Elas têm má reputação, mas seu corpo precisa delas, uma vez que a maioria é utilizada em funções básicas, como respirar, andar, falar, etc. Porém, nossa preocupação é com o excedente de calorias que acostumamos a ingerir, e que ficará armazenado em nosso organismo, na forma de depósitos de gordura(se não for utilizado). Muito importante, também, é a qualidade dessas calorias : as calorias de um abacate são muito melhores que as do açúcar, por exemplo. As chamadas calorias vazias têm valor energético, mas são pobres em nutrientes.


O número de calorias que você precisaria cortar de sua alimentação, para reduzir esse excedente armazenado, depende de vários fatores, incluindo sua idade, seu sexo, o quanto você é ativo(seu estilo de vida).


E o principal: uma dieta muito baixa em calorias desacelera o metabolismo. É correto dizer que você precisa ingerir menos calorias do que queima, se quer perder peso. Mas tenha o cuidado de não reduzir demais, ou seu corpo vai entender que o fornecimento de nutrição está baixo, e vai poupar calorias! O melhor caminho é fazer isso com ajuda de um profissional qualificado, para evitar prejuízos à saúde.


Falando de um modo geral e seguro, pesquisas apontam que “ cortar 15% das calorias pode nos fazer viver mais, e perder uma média de 9kg ao longo de 2 anos”.


TÁTICAS SIMPLES PARA EVITAR ALGUMAS CALORIAS (sem sofrer muito)


– Durma mais – uma hora a mais por noite pode ajudar uma pessoa a perder cerca de 6kg em um ano, de acordo com a Universidade de Michigan, baseado-se em uma ingestão de 2.500 calorias por dia. Dormir menos de 7h por dia faz aumentar a fome.


– Substitua suco de caixinha ou refrigerante por água com limão, hortelã, ou fatias de maçã, e vai evitar cerca de 10 colheres (de chá) de açúcar.


– Limite o álcool – em uma ocasião em que vá ingerir álcool, procure iniciar com uma primeira bebida não alcoólica e de baixa caloria, ao invés de começar direto por ele. O álcool tem mais calorias por grama que carboidratos ou proteínas, e também faz você afrouxar sua determinação de comer pouco.


– Procure perceber quando você, naturalmente, pausa durante uma refeição. São sinais silenciosos de que seu corpo está satisfeito, mas não cheio demais: suspirar, largar o garfo, por exemplo.


– Reduza o tamanho da louça em que você come. Sim! Testes comprovam que com um prato maior você acaba se servindo de porções maiores do que faria com um prato menor.


– No restaurante, peça somente a entrada ou divida um prato principal com seu acompanhante .

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