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  • Equipe Dr.Caruso

Açúcares: diferenças x malefícios

Quando o assunto é estar acima do peso ou com a saúde afetada, um dos primeiros vilões a se destacar é o açúcar. Entretanto, indo um pouco mais afundo no assunto, é valido repensar o consumo de forma equilibrada e variando entre seus tipos e diferentes valores nutricionais.

Começando pelo açúcar refinado, conhecido por ser o mais prejudicial, é passado por um refinamento onde são adicionadas substâncias químicas, inclusive para dar sua coloração branca. Nesse processo são perdidos 90% dos nutrientes e sais minerais, ou seja, seus benefícios, confirmando sua má fama.


Nesse sentido, o segundo açúcar mais prejudicial é o cristal, que idem ao refinado, passa por um processo onde perde grande parte de seus valores. Sua diferença se encontra no aspecto mais grosso, semelhante a um granulado, sendo mais difícil sua diluição.


Em contrapartida, vem o açúcar mascavo, este é o de maior valor nutricional devido ao seu processo que não envolve refinamento ou substâncias químicas, sendo extraído do cozimento do caldo de cana e por isso, o mais recomendado. Entre este e o refinado, está o demerara, que também passa por refinamento, porém leve, não desprezando seus nutrientes e tendo um sabor mais forte.


Há também o açúcar light, o qual alguns acreditam afetar menos quando a preocupação é o ganho de peso, entretanto, ao contrário do que pensam, é apenas a mistura do adoçante com açúcar, tendo os mesmos malefícios do açúcar refinado.


Outro tipo não tão notado é a frutose. Este açúcar provém das frutas, e apesar de enganar os consumidores que acreditam não fazer mal por ser natural, a frutose tem menos vitaminas quando comparada a outros, e quando consumida em excesso, é igualmente prejudicial.


Por fim, há o açúcar de coco. Este apresenta um bom valor nutricional, pois assim como o mascavo, não passa por refinamento. Contudo, não é proveniente da cana-de-açúcar como os citados acima, e sim do coqueiro, trazendo o baixo índice glicêmico como vantagem.


Uma opção que tem sido popularizada é o Xilitol. O Xilitol é um adoçante extraído a partir de fibras de algumas plantas, como ameixa e milho, e assim como açúcar de coco, este adoçante também tem baixíssimo índice glicêmico, sendo uma ótima opção, principalmente por adoçar com facilidade.


Você na sua melhor forma!

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